Rabiscando as paredes do Sótão

Rabisco paredes a lápis para que a borracha encontre utilidade quando eu errar.

Desaprendendo a Cada Dia

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Você já tentou plantar uma igreja? Não penso que esta seja uma aventura muito comum no meio cristão, mas você já fez parte de um grupo que tentou se estabelecer como igreja?
 
Pois é, eu já. Alguns anos atrás (não muitos), fiz parte de uma pequena igreja que tentou se estabelecer no bairro da Saúde, em São Paulo. Estávamos ligados a uma denominação muito famosa no Brasil, e mesmo eu não sendo muito fã das doutrinas e do que acreditava esta denominação, me apaixonei pelo desafio de plantar uma igreja.
 
As reuniões aconteciam num pequeno salão no primeiro andar de uma casa de três andares onde moravam o pastor e sua família. Não demorou muito para que enfrentássemos problemas financeiros relacionados ao aluguel, ao salário do pastor devido aos gastos naturais de uma família que precisa de um sustento, às dívidas que ia se acumulando, e aos dízimos que praticamente não existiam, pois éramos jovens e, os que trabalhavam, ganhavam pouco. O final desta aventura foi um monte de pessoas magoadas umas com as outras e indo cada um para o seu canto.
 
Pouco tempo depois me envolvi novamente com a idéia de plantar uma igreja. Desta vez era diferente, não estávamos ligados a nenhuma denominação, e tínhamos mais claro a visão do que queríamos fazer. As reuniões começaram na casa do nosso pastor e em pouco tempo tínhamos cerca de 40 pessoas frequentando as reuniões dominicais. Era muito bom.
 
Começamos a sentir necessidade de uma estrutura melhor e maior, e em pouquíssimo tempo nós tínhamos aparelhagem de som de ponta, instrumentos musicais, cadeiras, e um salão de uns 100m². Não demorou também para que começássemos a entender que as pessoas precisavam contribuir para que aquilo tudo fosse mantido, e nosso coração, aos poucos, se voltou para essa realidade financeira.
 
Desta vez o final não foi tão trágico. Na verdade não terminamos o projeto definitivamente. Voltamos atrás e hoje nos reunimos em um grupo bem menor esporadicamente para comer, beber e conversar bastante. Gostei bem mais deste "final".
 
"O problema real da Igreja não está no fato dela ser rica demais, o problema real é que ela tornou-se institucionalizada demais. O investimento necessário à sua manutenção é gigantesco. Esta igreja tem as características de um dinossauro e de um navio de guerra. Está tão carregada por instalações e programações fora de seu alcance que foi absorvida por problemas de manutenção e de sobrevivência. A inércia da máquina é tal que as ilações financeiras, legalidades, canais de organização, predisposições, todas estas coisas se fixaram no sentido de continuar e realizar o status quo. Qualquer um que prosseguir nesta direção terá a maior parte de sua energia esgotada antes de chegar à linha de batalha do inimigo". - John A.T. Robinson
 
Não desiti do plano de plantar uma igreja, mas sinto que ainda preciso desaprender muita coisa para tornar isso uma realidade.

Postado por Seloti às 2:12 PM

Posts Relacionados por Categoria



3 comentários:

Tenho um desejo muito grande de plantar uma igreja nos moldes mais simples do Novo Testamento. Livre de institucionalização, com liderança do Espírito, fraternidade, comunhão e compromisso social.
Mas, ainda me falta muita coisa...

Thiago Mendanha disse...
segunda-feira, fevereiro 25, 2008 4:14:00 PM  

Infelizmente a taxa de mortalidade de projetos de plantação de igrejas sérias é bem grande. Mas não esqueço o Mark Scandrette me falando do quanto é importante tentar. Não esqueço também do número de protótipos que Thomas Edson levou até criar uma lâmpada que ascendesse.
No meu lado também, há alguma frustração, mas há muita esperança. Por sinal, hoje é dia de fazer o que tenho feito todas as noites, encontrar uma forma de conquistar a Zona Norte.
No que precisar, sabe que pode contar comigo.
Um abraço

Luis F. Batista disse...
sábado, março 15, 2008 2:49:00 PM  

valeu thiago e luis! no que precisarem estou junto também...

Seloti disse...
segunda-feira, março 17, 2008 1:19:00 AM  

Postar um comentário