Rabiscando as paredes do Sótão

Rabisco paredes a lápis para que a borracha encontre utilidade quando eu errar.

Emergência!

terça-feira, 1 de julho de 2008

O Itau Cultural está promovendo um evento que tem muito a ver com o conceito de Igreja Emergente que tanto se fala por aí, e tão pouco se sabe a respeito.

Trata-se do emergência!, e a página do evento, por si só, já é uma bela referência com links para diversos assuntos relacionados ao tema emergência, mas ele traz também uma apresentação do tema que ajuda bastante a entender o conceito de Igreja Emergente.

No cotidiano, associamos a palavra emergência a hospitais e ambulâncias. Mas ela traz também outros significados menos óbvios, como realidades complexas surgindo da aplicação de regras simples. O cérebro, o formigueiro, as cidades e os softwares livres são exemplos de emergência sob este ponto de vista não convencional.
Até onde eu sei, esta é a verdadeira origem do termo Igreja Emergente. O "emergente" em questão não traz o sentido de uma igreja saindo de dentro da outra, mas traz o sentido de organismos complexos que nascem de conceitos simples, e de baixo para cima, e não o contrário, ou seja, sem que haja uma liderança estabelecida dizendo o que todos os outros devem fazer, mas todos já sabem os seus papéis no organismo. Como num formigueiro, por exemplo.

A idéia de misturar arte com tecnologia do evento parece ser bem interessante também. Altamente conectado com o pensamento emergente que tem atingido não apenas igrejas, mas também grandes empresas, metodologias de ensino nas escolas, a própria Internet e a sociedade como um todo.

O evento ocorrerá do dia 2 de julho até o dia 14 de setembro de 2008.
terça a sexta, das 10h às 21h
sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h

Postado por Seloti às 8:34 PM

Posts Relacionados por Categoria



0 comentários:

Postar um comentário